sábado, 20 de junho de 2009

A Renovação da Arte Paranaense dos anos 20

A atenção dos estudiosos da literatura paranaense concentrou-se em dois momentos distintos: os últimos anos do séc. XIX e início do XX, período do Movimento Simbolista e; os anos 40, quando surge a Revista Joaquim e o contista Dalton Trevisan. Este interesse, nos dois casos, se justifica pela existência de uma significativa produção literária e pela proeminência nacional alcançada pelos escritores paranaenses.

Os períodos literários deixados de lado, por conseqüência, seriam de baixa qualidade e de pouco destaque. Desta forma foram criados dois mitos diferentes sobre os anos 20 e o modernismo no Paraná: o mito da ‘ausência’, que ignora ou diminui a manifestação literária existente, e o mito do “deslocamento”, que reconhece apenas a produção dos autores que residiam no Rio de Janeiro, mais especificamente Tasso da Silveira e Andrade Muricy.

Ao longo do trabalho apresentamos as polêmicas existentes entre os grupos que compunham o campo literário curitibano do período. Sobre um destes grupos, auto-intitulado ‘Futurista’ e depois ‘Modernista’, centralizamos nossa atenção, apresentando seus principais integrantes, suas relações, suas tentativas de alcançar a projeção nacional, seus empreendimentos e sua produção literária, que se encontrava em grande parte esquecida nas páginas dos jornais ou em alguns poucos livros que conseguiram editar.

Entre as principais propostas deste grupo estava, principalmente, a renovação da arte paranaense, seguindo os preceitos estéticos inicialmente do futurismo italiano e, mais tarde, do modernismo brasileiro.

O presente estudo, no entanto, não pretende avaliar o movimento a contribuição literária ou estética dos modernistas paranaenses, ou enaltecer a contribuição de algum de seus integrantes. O que se objetiva é romper com os mitos que incidem sobre a produção literária paranaense dos nos 20.

Na verdade, no nosso entendimento, a maior contribuição deste estudo esta na descoberta de um ‘bom humor curitibano’, revelado na irreverência e ironia dos jovens futuristas.
RESI

Um comentário:

  1. Affz eu não gostei não eu queria a contribuição e você não falo a contribuição :@

    ResponderExcluir